terça-feira, 25 de setembro de 2018

DRAMA DE UM APAIXONADO

Quando a conheci eu tinha apenas 16 anos. Ela, eu não sei. Fomos apresentados numa festa por um rapaz que se dizia meu amigo. Foi atração à primeira vista. Ela me enlouquecia. Nossa ligação chegou a um ponto que já não conseguia viver sem ela. Mas era uma relação proibida. Meus pais não aceitavam. Fui repreendido na escola e passei a buscá-la às escondidas. Mas aí não deu mais. Fiquei louco. Eu queria, mas não a tinha. Eu não podia permitir que me afastassem dela. Eu a desejava sempre mais. Num dia de descontrole, eu bati o carro, quebrei tudo dentro de casa e quase matei minha irmã. Eu estava louco, desesperado, precisava dela... Hoje tenho 39 anos. Estou internado num hospital, sou inútil e vou morrer abandonado pelos meus pais, pelos amigos e por ela. Sabe qual o seu nome? Cocaína. Devo a ela a perda da minha juventude, da minha vida, a minha destruição e a minha morte... Esse desabafo vem assinado por um famoso cantor norte-americano que morreu há alguns anos e foi transcrito no jornal interno de uma empresa multinacional, visando alertar pais e filhos sobre o drama de pessoas que se tornam dependentes de drogas. Hoje, o texto circula pela Internet, e é dedicado a todos os jovens, apaixonados por ela ou não, para que meditem sobre esse tipo de obsessão que não leva a nada, só destrói. É um alerta aos pais de que é necessário preencher o vazio que se instala no coração dos jovens, para que eles não procurem apoio em braços de falsos amigos, que podem apresentá-los às drogas. E, quando se fala em drogas, não imaginemos que o perigo está somente naquelas que são proibidas. Há muito jovem entregando sua saúde, sua juventude, seus sonhos e a sua vida a esses venenos livres que conhecemos como cigarro e álcool. São drogas socialmente aceitas, mas que têm levado muitos dos nossos moços a um sinistro fim, sob os olhares passivos de pais e de governantes. Quanto vale, afinal, a vida de um jovem? Certamente, nem todo o dinheiro arrecadado com impostos sobre a comercialização desses venenos vale a vida de um cidadão. Mas é preciso que as famílias acordem para essa triste realidade e tomem providências urgentes. De nada vale cruzarmos os braços e criticar as fábricas de cigarros e de bebidas alcoólicas pois, se não houvesse consumidores, os produtos não estariam à venda. O que temos a fazer, como cidadãos conscientes da necessidade de mudar esse quadro, é agir diretamente junto à raiz do problema. E vamos encontrá-la na intimidade de cada lar, onde os pais dão o exemplo e sustentam os vícios dos filhos, por não terem, eles mesmos, força e coragem suficientes para romper com seus próprios vícios. Que o desabafo do cantor, que perdeu tudo para a cocaína, sirva de alerta para todos nós, e que possamos fazer algo positivo para ajudar nossos jovens a não seguirem pelo mesmo caminho. 
Redação do Momento Espírita com base em texto do jornal interno da Itaipu Binacional. Disponível no livro Momento Espírita v. 2, ed. Fep. 
Em 03.11.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário