Infelizmente.
Apresenta-se das formas mais diversas. Desde o ser que, voluntariamente, agride sua integridade física ao que deixa de cuidar da saúde, no intuito de apressar o fenômeno da morte. Nesse particular, temos uma gama muito grande.
Portadores de determinadas enfermidades, com necessidade de dietas e cuidados, que desleixam. Não aceitam se furtar ao prazer disso ou daquilo. E a doença progride aceleradamente, advindo a morte prematura.
Seres vinculados ao vício do fumo, do álcool, da droga.
Criaturas que, na busca do prazer, esquecem as horas do sono.
Desgastam a máquina orgânica em noitadas vazias. Acordam, no dia seguinte, a horas mortas, com distúrbios digestivos, cefaleia, intoxicações.
O quadro se repete, se reprisa, levando aquele que assim se entrega a um desgaste orgânico, sem recomposição.
Pessoas que se desvitalizam no abuso sexual.
Pessoas que não buscam o médico, não se submetem a exames, não aceitam conselhos.
São todos suicidas indiretos.
O desejo de morrer pode resultar em enfermidades.
A anorexia, por exemplo. O quadro clínico da anorexia contém mais sinais do que a simples recusa de comida. O corpo inteiro decreta um estado de animação suspensa. Nenhum sono. Nenhuma alimentação.
Todas as funções vitais estão atrofiadas, reduzidas.
E as greves de fome?
Há que se considerar da nobreza da causa, os objetivos que as orientam. Pode haver, por trás da decisão, o ardente desejo de buscar a morte.
Nesse caso, é suicídio lento.
O sacrifício da vida é meritório quando tem por fim salvar a de outros ou ser útil aos semelhantes.
Mas um sacrifício não é meritório senão pelo desinteresse, e antes de realizá-lo deve-se refletir se a vida não poderá ser mais útil do que a morte.
A mais trágica de todas as circunstâncias que envolvem a morte, a de consequências mais devastadoras, é o suicídio.
Tormentos desabam sobre o suicida.
Precipitado, de forma violenta, na Espiritualidade, em plena vitalidade física, revive, sem cessar, por largo tempo, as dores e as emoções dos últimos momentos.
Um dos grandes problemas é o lesionamento do corpo espiritual.
O suicida exibe na organização espiritual ferimentos correspondentes à lesão do corpo físico.
Podemos aquilatar das dores de quem desferiu um tiro no cérebro, ingeriu elemento corrosivo, atirou-se de grande altura.
Tais efeitos se registrarão em nova reencarnação.
O tiro no cérebro originará dificuldade na fala, no raciocínio.
O impacto da queda violenta poderá propiciar complexos quadros neurológicos.
O veneno corrosivo implicará em ulcerações ou deficiências no aparelho digestivo.
E, na medida em que a família mergulhe no desespero e na inconformação, mais sofrerá o suicida.
O bálsamo que se lhe pode oferecer é a oração.
Ela lhe constituirá alento novo para os padecimentos no Além.
Também o auxiliará a se reerguer.
* * *
Pense! Espere!
O problema pode parecer muito amargo ao coração.
A sombra interior é tamanha que você tem a ideia de haver perdido o próprio rumo.
Mas, não se mate!
Deus não nos abandona.
Faça silêncio e ore.
O socorro chegará.
Por meios que você desconhece, Deus permanece agindo.
Redação do Momento Espírita, com base no item
951, de O livro dos Espíritos, de Allan
Kardec, ed. FEB; no cap. 6, item Anorexia, greves de
fome: as greves da vida, do livro Suicídio,
modo de usar, de Claude Guillon e Ives Le Bonniec,
ed. EMW Editores e no cap. Fuga comprometedora, do
livro Quem tem medo da morte?, de Richard Simonetti,
Gráfica São João.
Em 2.1.2014.
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