quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

CONVICÇÕES

O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se insisto em repetir para mim mesmo que não posso fazer uma determinada coisa, é possível que acabe me tornando realmente incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo. 
 * * * 
As palavras atribuídas a Gandhi são um grande incentivo para a alma que deseja crescer. A convicção íntima determina o mundo que criamos fora de nós, determina o que somos e o que podemos ser. Segundo a definição de dicionário, convicção é essa certeza obtida por fatos ou razões, que não deixam dúvida e não dão lugar a objeções. Poderíamos então questionar: Como posso conseguir tal certeza íntima? Onde posso obter tais fatos, tais razões? Bem, se quisermos começar com os fatos, poderemos fazer um exercício de memória, e lembrar de quantas outras conquistas já fizemos. Poderemos vasculhar no passado, e perceber que somos vitoriosos, pois já sobrevivemos a muitos flagelos, e com isso conquistamos mais forças. O que muitos chamam de fé em si mesmo pode estar com sua base em fatos, sim. Muitas vezes parecemos esquecer de quantas coisas conquistamos com nossa determinação, nossa força de vontade, nossa insistência. Temos vitórias em nossa história, sim! É preciso localizá-las, e torná-las alicerces para as próximas. 
 * * * 
Passando agora para as razões, a questão a ser analisada seria: Que razões alimentam minha certeza de conseguir, de ser capaz? Podemos encontrar tais razões no Universo, em primeiro lugar. Tudo no Universo, em todos seus elementos, respira evolução. Todas as leis, que regem cada acontecimento nele, proclamam evolução. Dessa forma, entenderemos a afirmativa de Goethe: O Universo conspira a nosso favor. Sim, tudo conspira para nossa evolução, para nosso crescer constante e certo. Por mais que certos fatos e experiências pareçam, numa primeira avaliação, desastres, males e desgraças sem razão, uma visão mais abrangente e profunda irá nos mostrar que não. Todas as experiências da vida, das mais belas às mais tristes, nos fazem crescer, nos colocam nos trilhos da lei de evolução. Isso nos fará notar que sempre teremos razões para acreditar em nosso sucesso, pois ele é certo. Em que momento virá? Eis uma questão cuja resposta é de cada um. Acreditar em nossas forças, ter convicção, é crer em Deus, da forma mais bela e madura possível. Acreditar em nossas forças é compreender as leis do Universo e se encantar com elas, dia após dia, em seus mais surpreendentes detalhes. Se uma convicção sincera habitar nossa alma, nos descobriremos capazes de coisas inimagináveis até agora. Somos deuses potenciais descobrindo nossos poderes. Você sabia? A palavra entusiasmo é, sem dúvida, uma das mais belas inventadas pelo homem. Em sua etimologia vamos encontrar o grego in theus, isto é, ter Deus dentro de nós, ter tônus vital, energia. Isso nos leva a perceber que junto de nossas forças íntimas está sempre Deus, nos impulsionando para frente. 
Redação do Momento Espírita, com base em trecho do livro As palavras de Gandhi, de Richard Attenborough, ed. Record. Em 27.5.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário