sexta-feira, 20 de março de 2015

AMIGO INCOMPARÁVEL

HERMÍNIO CORREIA DE MIRANDA
Quanto vale um amigo? Pessoas existem que costumam dizer que tudo na vida tem um preço. E assim se propõem a comprar o que almejam, em troca de moedas, cédulas e títulos bancários. Mas, embora tais criaturas assim pensem, com certeza jamais conseguirão comprar um amigo. Porque amigo é alguém muito especial. É alguém em quem se confia, a quem se entrega a vida, a alma. Entre os estertores da agonia do Espírito, ei-lo presente, discreto, gentil. Amigo é alguém de tal forma precioso que, ao se examinar as vidas de pessoas que se destacaram no mundo, sempre descobrimos alguém que lhes dispensou a amizade doce e pura. Verificando a vida do grande Apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso, encontramo-la recheada de amigos. Gamaliel, seu mestre, é quem acolhe Paulo, depois da visão gloriosa em Damasco. É quem o aconselha a um período de retiro para meditação e amadurecimento. Ananias, o perseguido por Paulo, é o homem que lhe devolve a visão. É ele quem lhe empresta os primeiros fragmentos evangélicos para que o ex-rabino os copie e estude. Áquila e Prisca são amigos que o acolhem no oásis de Dan, para onde segue o Apóstolo. Foram amigos fiéis até o fim. Companheiros de muitas lutas e andanças, também eles identificados com as marcas do Cristo. O Evangelista Lucas é outro amigo. Nos anos finais de Paulo é o esteio moral e até físico, vivendo ambos sob o terror implantado por Nero. Paulo registra sua presença na sua Segunda Epístola a Timóteo, poucas semanas antes de ser assassinado: Só Lucas está comigo. Ninguém pode prescindir do amigo que é sustentáculo e apoio. Significa afeição, oásis no deserto, água refrescante ao sedento. Por isso, agradeça a Deus o seu amigo. Ele representa, em síntese, uma parcela do amor de Deus que se expressa em forma humana, na face da Terra. Mas, acima e além de tudo, não se esqueça de um amigo incomparável. Ele se chama Jesus. O Cristo é um amigo à parte. Nenhum outro pode Lhe ser semelhante. Os amigos terrenos lançam raízes nos corações, mas acima de todos eles, o Cristo impera sozinho, incomparável, indiscutível. Não O esqueça, jamais, nas sombras das suas noites ou na claridade radiosa dos seus dias de alegria. 
* * * 
Jesus afirmou que ninguém tem maior amor que o daquele que dá a sua vida por seus amigos. E Ele disse também: Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. O convite aí está. Atendamo-lo. 
Redação do Momento Espírita com base no cap. 4, do livro As marcas do Cristo, v. 1, de Hermínio C. Miranda, ed. Feb, com citações do Evangelho de João, 15:14,15. Em 15.03.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário